Hospital Dr. Jackson Lago promove diálogo sobre saúde mental com internos de Presídio Regional

Palestra realizada pela equipe multiprofissional da unidade hospitalar integra ações do Janeiro Branco, mês dedicado aos cuidados com a saúde emocional 

A equipe multiprofissional do Hospital Regional Dr. Jackson Lago (MA) realizou, no início da semana, ação com internos da Penitenciária Regional de Pinheiro. Na oportunidade, os enfermeiros Tony Luis, especialista em saúde mental; Nayhane Cunha, do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e o fisioterapeuta e coordenador da equipe multiprofissional, Rodrigo Moraes, conversaram com 20 pessoas privadas de liberdade sobre os cuidados com a saúde mental. A atividade integra a campanha Janeiro Branco. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“A palestra foi proveitosa. De forma objetiva abordamos os temas principais sobre a saúde mental e sua importância. Realizar essas ações também é de grande importância, pois quanto mais conhecemos sobre saúde mental, menos chance teremos de desenvolver algum transtorno. Percebemos que eles estavam bastante interessados no tema”, explicou a enfermeira Nayhane Cunha.

A realização da ação foi possível após parceria entre a equipe de Psicologia da unidade prisional com o Hospital Dr. Jackson Lago. A ação com os internos foi encerrada com aplicação da técnica meditativa conhecida como Mindfulness. A técnica é utilizada para alcançar o estado mental focado à consciência no momento do presente e possibilita período de atenção plena. Na lista dos benefícios estão: ajuda no autoconhecimento, melhora do foco, além de incentivar uma conexão interna e controle da ansiedade.

Deixe uma resposta