Os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, na cidade de Pinheiro (MA), foram acolhidos com o talento de dois jovens músicos do município, integrantes da banda Pegada Quente. A iniciativa integra o projeto de musicoterapia da unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e tem o intuito de proporcionar um momento de descontração e relaxamento aos internos, acompanhantes e profissionais de saúde.
“Proporcionar acolhimento e humanização é uma prática adotada pela gestão do Acqua nas unidades de saúde e, assim como já acontece em outros hospitais, iniciamos o projeto de musicoterapia com a intenção de promover a atividade semanalmente”, explicou Thiago Matos, coordenador de enfermagem do Hospital Regional da Baixada Maranhense.
No repertório, canções dos gêneros MPB, sertanejo e gospel foram a trilha sonora da primeira atividade do projeto, com a participação dos cantores Styfanni Trancoso e Samuel Martins. A apresentação empolgou alguns acompanhantes da UTI que também fizeram coro para as vozes dos jovens músicos.
O foco no acolhimento e atendimento humanizado é uma das metas das unidades de saúde gerenciadas pelo Acqua. No Maranhão, projetos de musicoterapia são realizados também no Hospital Dr. Carlos Macieira, na capital maranhense, e no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês.