São Luís conta com 200 novos leitos em Hospital de Campanha

O primeiro Hospital de Campanha de São Luís foi entregue, nessa segunda-feira (18), pelo Governo do Estado e é uma das medidas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus na capital maranhense e Região Metropolitana, que é formada pelos municípios de Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

A estrutura, montada no pavilhão do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, em São Luís, possui 3.500 m² e conta com 200 leitos, sendo 186 clínicos e 14 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Hospital de Campanha demorou duas semanas para ficar pronto.

“O hospital de campanha era o nosso plano C, visto que a prioridade era criar estruturas que, após a pandemia, pudessem ficar permanentes para a sociedade e servissem ao sistema público. Diferentemente de outros hospitais que inauguramos, a nossa festa não será hoje, mas quando encerrarmos este serviço porque é quando teremos a certeza de que vencemos a pandemia e também o coronavírus”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O Hospital de Campanha vai receber pacientes encaminhados de uma das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) referência da capital maranhense. Para que fosse colocado à disposição da população, o governo do Estado fez uso do decreto governamental nº 35.779, que garantiu a montagem da estrutura. As obras foram possíveis graças à parceria entre a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), que será a administradora da unidade.

O suporte de profissionais no hospital de campanha será compatível ao quantitativo de leitos instalados. Para isso, fazem parte do corpo de especialidades do espaço médicos intensivistas tanto para UTI como enfermaria, além de um quadro multidisciplinar formado por psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionistas.

Região Tocantina

Um outro hospital de campanha já havia sido entregue, no último sábado (16), na cidade de Açailândia, distante 563 km de São Luís. A obra foi executada pela empresa Vale, a estrutura construída em 26 dias possui 60 leitos, sendo 53 de enfermaria e sete de UTI. Cerca de 217 profissionais integram a equipe que dá assistência aos pacientes.

Coronavírus no Maranhão

O Maranhão tem 2.998 pessoas curadas da Covid-19, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) na noite dessa segunda-feira (18). O boletim epidemiológico divulgado apresenta 14.198 infectados em 198 municípios do estado e a confirmação de 604 óbitos pela doença.

Os dados oficiais dão conta de que 9.260 estão em isolamento domiciliar para seguirem com o tratamento, enquanto 948 estão em enfermarias de hospitais públicos e privados, e 388 estão em leitos de UTI.

Quanto aos profissionais de saúde, a informação é de que 819 foram infectados, 713 estão curados e 14 morreram.

A SES informou também que 26.714 testes para o diagnóstico da Covid-19 foram realizados no estado, entre laboratórios públicos e privados. A SES monitora 23.092 casos suspeitos e 12.565 já foram descartados.

Deixe uma resposta