AGENTES DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE SÃO BENTO PASSAM POR TREINAMENTO NA CAPITAL DO ESTADO

Aprimorar e Desenvolver habilidades estratégicas na atuação profissional através de treinamento teórico/prático, esse foi o objetivo do treinamento ofertado pelo poder público estadual às corporações das Guardas Municipais do Estado, a cidade de São Bento não ficou de fora. A Guarda Municipal São-bentuense compareceu para absorver tudo o que o curso com duração de 5 dias tinha para oferecer.

Com a mudança na legislação que em 2014 deu poder de polícia a GM, tem-se intensificado a qualificação dos agentes, a possibilidade de uso da arma de fogo imputa responsabilidade e alto poder de controle, mais um instrumento de defesa para o agente da guarda e mais um meio de proteção para população.

Para obter o porte de arma, bem como utilizar os demais instrumentos de defesa, os agentes da guarda passarão pelo treinamento necessário para deixá-los aptos a utilizar de maneira correta e responsável tais instrumentos.

O curso serviu ainda para discutir a respeito da função do agente dentro do município, que este deve ser acima de tudo um agente da cidadania e construir sua identidade como educador, mediador e agente de prevenção, utilizando o diálogo como importante instrumento para mediar conflitos e na tomada de decisões, mas, quando necessário utilizar a força para garantir o cumprimento da lei.

O prefeito Luizinho Barro se fez presente e falou da importância da Guarda Municipal como instrumento de defesa da cidade estar preparada para agir corretamente. O curso trouxe a oportunidade de compreender os limites legais e éticos profissionais do uso da força, capacitando os guardas com relação à legislação relacionada a sua atuação e aos crimes, os direitos e deveres dos cidadãos seja ele um criminoso ou não. Uma discussão que os possibilitou entender melhor os métodos, como lidar com cada situação da maneira correta, preservando as provas e facilitando o trabalho integrado das forças policiais.

No curso os guardas tiveram treinamento em: Técnicas de Abordagem e Contenção; Direitos Humanos e Cidadania; Funções e Atribuições da Guarda Municipal; Noções de Técnica de Utilização de seus instrumento de defesa, dentre outros.

Publicado por SB NEWS.

Deixe uma resposta