Coren notifica unidades de saúde em Pinheiro-MA por irregularidades

O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) fiscalizou 11 unidades de saúde de Pinheiro, distante 86 km de São Luís, entre os dias 15 e 18 de julho e algumas foram notificadas por diversas práticas irregularidades no ambiente hospitalar.

Uma das unidades fiscalizadas foi o Hospital Regional Dr. Antenor Abreu Pinheiro. Segundo o relatório do Coren, foi constatado o auxílio em cirurgia por enfermeiros, o que foi alvo de notificação para evitar a sequência do erro, uma vez que a função de “auxiliar em cirurgia” deve ser desempenhada por um cirurgião.

Os fiscais foram também no Hospital Municipal Materno Infantil Nossa Senhora das Mercês. Lá a reclamação é de poucos profissionais para o número de pacientes.

Outras irregularidades, segundo o Coren, foram encontradas ainda em outros postos de saúde, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e em um laboratório de análises clínicas. Entre os problemas, foi constatado falta de enfermeiro para supervisionar o trabalho de profissionais técnicos e auxiliares.

“A Junta está se empenhando o máximo para corrigir as irregularidades existentes. É preciso estar mais próximo dos profissionais de enfermagem para garantir o pleno exercício da nossa profissão”, disse a secretária da Junta Interventora do Coren-MA, conselheira Kheila Passos.

O grupo de fiscais aproveitou as fiscalizações e reforçou a necessidade aos profissionais de seguirem o que determina o Conselho Federal de Enfermagem para o exercício legal da profissional.

Deixe uma resposta