GOVERNADOR NUNES FREIRE – Novo prédio da Promotoria de Justiça é entregue à sociedade

A nova sede da Promotoria de Justiça de Governador Nunes Freire foi inaugurada nesta quarta-feira, 4, em solenidade que contou com a participação de membros e servidores do Ministério Público do Maranhão, representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário locais, além de lideranças comunitárias e religiosas.

Com 248,40 m² de área construída, a nova sede, que fica localizada na Rua Telma, lote 01, quadra 3, teve investimento no valor de R$ 912.957,92. É dotada de quatro gabinetes, quatro banheiros acessíveis (sendo dois femininos e dois masculinos, para o público externo e para os servidores), salas de assessores e de reunião, protocolo, copa, recepção, área de serviço e garagem.

No início do seu discurso, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, fez um resgate da história dos primeiros desbravadores do século passado, que ocuparam a região do Baixo Turi e Gurupi, onde Governador Nunes Freire está situado. Também relatou as singelas condições da sala do Ministério Público, quando o referido município se tornou comarca em 2001. “É uma honra indescritível inaugurar a nova sede das Promotorias desta cidade. E foi o cidadão quem custeou esta grandiosa obra. Portanto, é dever institucional atendê-lo bem, porque mais que uma sede física, o Ministério Público é a verdadeira casa da cidadania”.

Na solenidade, o promotor de justiça Marco Antonio Santos Amorim, diretor da Secretaria de Assuntos Institucionais – Secinst, apresentou aos presentes os detalhes da nova sede, incluindo os compartimentos do prédio e os valores da obra. Ele informou que todos os dados estão acessíveis no site do Ministério Público do Maranhão. “O MPMA tem compromisso com transparência das suas ações. Tanto que, pelo terceiro ano consecutivo, ficamos em primeiro lugar no ranking da transparência do Conselho Nacional do Ministério Público. Nosso compromisso é agir de forma clara, divulgando todos os dados para que a sociedade acompanhe nosso trabalho”, afirmou.

O promotor de justiça Hagamenon de Jesus Azevedo, que está respondendo pela comarca de Governador Nunes Freire, destacou que o Ministério Público é uma instituição que precisa crescer cada vez mais, sempre com o apoio da sociedade. “O Ministério Público é o defensor da ordem jurídica, do regime democrático e dos direitos sociais. Portanto, esta casa pertence a todos vocês, cidadãos. Os membros e servidores vão passar, mas a instituição permanece e se fortalece cada vez mais, prestando um melhor serviço à sociedade”.

Representando a Corregedoria-Geral do MPMA, o promotor de justiça Danilo José de Castro Ferreira, ressaltou o esforço da instituição para atender às inúmeras demandas da sociedade, que é a principal destinatária do trabalho do Ministério Público. “Nós trabalhamos para o povo e eu sei da luta da nossa gente humilde, trabalhadora e inteligente que merece uma casa tão bonita como essa”.

Titular da Comarca de São Bento, a promotora de justiça Laura Amélia Barbosa também enfatizou que a nova sede do Ministério Público em Governador Nunes Freire tem como principal finalidade atender bem à população. “Cheguei hoje aqui e encontrei este prédio maravilhoso, com acabamento perfeito. Portanto, a casa é de vocês. Parabéns aos cidadãos de Nunes Freire!”.

O prefeito de Governador Nunes Freire, Indalécio Wanderlei Vieira Fonseca, afirmou que a entrega do novo prédio das Promotorias é mais um passo importante para o desenvolvimento da cidade. “Quero contribuir com o Ministério Público e com o Judiciário em outras obras. Nós nascemos para ser grandes. Quero agradecer a todos por isso”, disse.

A bênção da nova sede da Promotoria de Justiça de Governador Nunes Freire foi dada pelo pastor Nonato, da Assembleia de Deus. Também estiveram presentes na solenidade o juiz Flávio Gurgel e o vereador Francisco Soares do Nascimento, vice-presidente da Câmara de Vereadores.

O município de Governador Nunes Freire fica localizado a 224 km de São Luís.

NOVAS SEDES EM 2019

Em 2019, também já foram inauguradas as Promotorias de Rosário, Tutoia, São Bernardo, João Lisboa, Açailândia, Santa Helena, Codó, Timon, Coelho Neto, Barão de Grajaú, Passagem Franca, Mirinzal, Caxias, Olinda Nova do Maranhão e Governador Nunes Freire.

Deixe uma resposta