Othelino participa de Encontro de Vereadores e destaca o respeito à pluralidade de pensamento

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou do ciclo de palestras do Encontro de Vereadores e Vereadoras do Maranhão, realizado nesta sexta-feira (6), na cidade de Bacabal. Na abertura do evento, que tem como objetivo capacitar os legisladores para enfrentar as próximas eleições, o parlamentar destacou o papel do Legislativo como o Poder de maior representatividade da sociedade e o respeito à pluralidade de pensamento na política. O Encontro é organizado pela União de Vereadores e Câmaras do Maranhão (UVCM), com o apoio do Parlamento Estadual, desde sua primeira edição.

“Precisamos ter consciência do nosso potencial para legislar, fiscalizar e discutir política, apesar das diferenças de pensamentos e opiniões. Essa pluralidade nos torna fundamentais para o funcionamento do Estado Democrático de Direito. Temos que entender que não precisamos pensar igual para conviver de forma harmônica dentro da política, respeitando uns aos outros”, enfatizou Othelino Neto.

O parlamentar ressaltou também a importância do posicionamento do Legislativo no cenário político nacional. “Quando o presidente da República exorbita dos seus poderes, o Congresso, por decreto, revoga decisões que considera abusivas. E essa repartição de poderes é fundamental para o equilíbrio do Brasil”, acentuou.

Presente no evento, a deputada Helena Duailibe, procuradora da Mulher na Assembleia, discorreu sobre a participação feminina na política. “Nosso intuito é incentivar, cada vez mais, a implantação da Procuradoria também nas Câmaras Municipais, fortalecendo um elo com o Poder Legislativo. Esse é um momento importante para ouvirmos e trocarmos ideias com os vereadores, que têm uma convivência mais direta com o povo”, ressaltou.

Pontos sobre as novas regras das eleições municipais de 2020, como condutas vedadas e prestação de contas, foram esclarecidos na palestra do vereador de São Pedro dos Crentes e presidente da UVCM, Asaf Sobrinho. “Explicamos e tiramos dúvidas dos agentes públicos, vereadores e pré-candidatos que irão enfrentar o próximo pleito. Estamos habituados a fazer eleição ‘sem regras’, mas elas agora estão rígidas. Portanto, os atuais e os futuros vereadores precisam estar atentos. Nosso objetivo é justamente levar esse conhecimento”, explicou.

Deixe uma resposta