Pindaré-Mirim ganha nova paisagem com praças reformadas, engenho restaurado, IEMA e tecnologia.

Área da beira-rio foi revitalizada (Jardel Scot)

Quem mora em Pindaré-Mirim ou passa por lá já notou uma mudança radical num dos principais pontos da cidade. O entorno do Engenho Central São Pedro está de cara nova e se transformou num cartão-postal que concilia o antigo e o moderno – respeitando as tradições sem esquecer o desenvolvimento do município.

O governador Flávio Dino esteve em Pindaré nesta quarta-feira (4) para entregar as obras que transformaram a área. A revitalização do Engenho Central foi entregue de forma simbólica, uma vez que já está quase tudo pronto para que a nova unidade vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) comece a funcionar.

O prédio construído em 1880 foi adaptado para receber o Centro Vocacional Tecnológico, com investimentos de mais de R$ 4 milhões. Foi uma parceria entre Governo do Maranhão, Prefeitura de Pindaré-Mirim, Ministério Público Federal, Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Engenho Central é um exemplar arquitetônico açucareiro, testemunho de um ciclo histórico agroexportador maranhense. No local eram refinadas toneladas de açúcar. Agora, passado e futuro estão representados neste prédio.

“Esse engenho vivia abandonado. Hoje o governo resolveu”, diz o aposentado Cesário Costa. “Nós estamos no paraíso agora. Antigamente era tudo quebrado, agora é a maior maravilha”, afirma o pescador Luís de França Ferreira.

O IEMA terá laboratórios, auditório para 154 lugares e outros espaços. A unidade vai oferecer os cursos de Informática, Patrimônio Imaterial, Inglês e Guia de Turismo. A proposta é que o imóvel funcione, também, como equipamento cultural e área para exposições.

Maranet também chegou a Pindaré-Mirim (Nael Reis)

Em frente ao engenho, está localizada a Praça São Pedro, que foi totalmente reformada, com piso e iluminação novos, além de paisagismo, jardinagem e uma academia ao ar livre. A praça também recebeu um ponto de internet grátis do Maranet, que vem se expandindo no Maranhão. A capacidade é para até 200 conexões ao mesmo tempo.

A Praça Matriz (Nagib Haickel), onde está localizada a igreja São Pedro, também está de cara nova: foram trocados piso e iluminação. Um playground foi instalado para as crianças.

“É importante dizer que o novo Engenho não é apenas um prédio bonito. Ele significa a valorização de Pindaré-Mirim, que já era uma das cidades mais bonitas do nosso estado. E a partir de hoje está mais bonita ainda. E com uma das melhores escolas do Maranhão, o IEMA”, disse Flávio Dino.

Também foram entregues novas obras do Mais Asfalto. O governador lembrou que o Estado já fez 12 quilômetros de pavimentação na cidade, além de diversas outras ações.

“O Governo do Estado e a prefeitura têm essa parceria, como está fazendo em todos os municípios. Com isso, o Maranhão está crescendo, desenvolvendo e melhorando a qualidade de vida do nosso povo”, afirmou o prefeito de Pindaré-Mirim, Henrique Salgado.

Deixe uma resposta