Prefeitura de Viana e CMDCA realizam Campanha em combate ao Trabalho Infantil

Conscientizar, sensibilizar, informar para erradicar o trabalho infantil foi a ideia da Campanha Municipal de Combate ao Trabalho Infantil 2021 realizada pela Prefeitura de Municipal de Viana por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A Campanha que teve ainda o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, do Conselho Tutelar e da Delegada da Mulher Paula Feijó, promoveu ações efetivas no município.

Durante dois dias de ação, as equipes formadas por profissionais e colaboradores percorreram ruas, feira e lixão de Viana conscientizando as pessoas por meio de panfletos e diálogos. Para a Rosenilde Melônio, Coordenadora de Igualdade Racial de Viana, é necessário zelar pelos direitos das crianças: “Nós temos muitas crianças fora da escola, elas estão principalmente em ambientes que não é pra estar, muitas delas trabalham com idade inadequada, e isso pode trazer grandes consequências para o desenvolvimento delas”, ressalta.

Para Jarbas Braga, Presidente do CMDCA, os direitos das crianças devem ser respeitados: “Toda criança tem direitos constitucionais. Elas têm direito de brincar, de sorrir e de socializar. Uma criança que trabalha é um adulto infeliz. Nós precisamos que cada um carregue essa bandeira de erradicar o trabalho infantil em nosso município”, afirma.

O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, 12 de Junho, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, quando foi apresentado o primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na conferência Anual do Trabalho.

O símbolo da luta contra do Trabalho Infantil é o cata-vento colorido de cinco pontas que representa a alegria que deve ser presente na vida das crianças e adolescentes.

Deixe uma resposta