Vigilância Sanitária Estadual contabiliza mais de 100 fiscalizações no fim de semana

A Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado (SUVISA), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou mais de 100 fiscalizações no fim de semana. A ação teve o objetivo de inspecionar se os estabelecimentos estão cumprindo os protocolos de prevenção à Covid-19, bem como as determinações do Decreto Nº 36.762, de 28 de maio de 2021, do Governo do Estado. De sexta (28) a domingo (30), foram 123 fiscalizações sanitárias, com 29 estabelecimentos notificados, dos quais 6 foram intimados; 14 autuados; e 9 interditados.

De acordo com o superintendente da SUVISA, Edmilson Diniz, as ações foram também motivadas por denúncias de festas que estariam sendo realizadas fora do horário permitido.
“A gente percebe que houve um relaxamento quanto ao cumprimento dos protocolos de prevenção. Por isso, intensificamos as fiscalizações neste fim de semana e concentramos nossas equipes no horário noturno. Com isso, verificamos mais irregularidades, eventos que estavam provocando aglomerações, que facilitam a transmissão da Covid-19. Assim, foi possível intervir em eventos que estavam em desacordo com as normas sanitárias publicadas pelo Governo do Maranhão”, disse.

A Polícia Militar (PMMA) e o Corpo de Bombeiros (CBMMA) também participaram da ação em apoio aos agentes da SUVISA. Oito equipes foram direcionadas para atuação em bares, restaurantes, locais de realização de eventos e afins, situados nas regiões do Calhau e Avenida Litorânea.

Os estabelecimentos encontrados abertos para além do horário permitido foram fechados, enquanto outros que ultrapassaram o limite de pessoas definido foram autuados e interditados. No mais recente decreto, está determinado que eventos com até 100 pessoas são permitidos até 23h, incluindo bares e restaurantes. O decreto também estabelece o funcionamento da administração pública estadual e igrejas com 50% da capacidade e de supermercados das 6h às 0h.

As fiscalizações estão sendo realizadas diariamente, nos três turnos, incluindo sábados, domingos e feriados, tendo como foco a verificação dos protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia da Covid-19 vigentes.

Deixe uma resposta